Guarda Civil Municipal de Itaberaba cumprem todos os requisitos para o programa Habite Seguro.

MinistĂ©rio da Justiça e Segurança PĂșblica definiu critĂ©rios para acesso das guardas civis municipais ao Programa Habite Seguro.

Por Bahia De Fato em 03/03/2022 às 21:44:53

Ministério da Justiça e Segurança PĂșblica definiu critérios para acesso dos guardas civis municipais ao Programa Habite Seguro.

A portaria estabeleceu quatro requisitos como forma de comprovação para garantir atendimento desses profissionais, e a GCM de Itaberaba, foi um dos guardas civis municipais do estado da Bahia controlada.

Os representantes oficiais das prefeituras municipais deverão assegurar que as corporações de seus municĂ­pios cumpram requisitos determinados no Estatuto Geral das Guardas Municipais, descritos na Lei 13.022, de 2014. Entre as determinações estão a corporação ter sido instituĂ­da na forma prevista no art. 6Âș da Lei nÂș 13.022, de 2014; conter em seu quadro de pessoal servidores pĂșblicos integrantes de carreira Ășnica e plano de cargos e salĂĄrios; ter órgãos de controle em funcionamento regular; e possuir código de conduta em vigor.



A condução do processo de cadastramento dos guardas civis municipais ficou a cargo da Coordenação-Geral de PolĂ­ticas para as Instituições de Segurança PĂșblica do MJSP, responsĂĄvel por tratar de assuntos relacionados aos órgãos nos âmbitos municipais, estaduais e federais.

O Programa Habite Seguro foi lançado em setembro deste ano pelo presidente Jair Bolsonaro e o ministro Anderson Torres, que beneficia profissionais do Sistema Único de Segurança PĂșblica (SUSP), da ativa, reformados e aposentados.

Por ser um programa de carĂĄter social, tem como prioridade os agentes de segurança com renda bruta mensal de até R$ 7 mil, que poderão realizar o sonho de ter a casa própria com condições especiais. Estes profissionais serão beneficiados com subvenções econômicas que poderão ser concedidas para aquisição de imóveis de valor mĂĄximo de R$ 300 mil.

Implementado pelo Ministério da Justiça e Segurança PĂșblica, o programa irĂĄ beneficiar os policiais federais, rodoviĂĄrios federais, penais, militares e civis; bombeiros militares; peritos e papiloscopistas; ativos, inativos da reserva remunerada, reformados e aposentados, bem como os guardas civis municipais.

O QUE É HABITE SEGURO.

Programa Nacional de Apoio à Aquisição de Habitação para Profissionais da Segurança PĂșblica, é uma iniciativa do Governo Federal que contempla profissionais da segurança pĂșblica que abrange o agente da Guarda Civil Municipal para aquisição da casa própria por meio de subsĂ­dios, com recursos do Fundo Nacional de Segurança PĂșblica (FNSP), e condições especiais de financiamento.

AVISO IMPORTANTE PARA AS INSTITUIÇÕES GUARDAS MUNICIPAIS?

– Caso seja gestor da Guarda do seu municĂ­pio e deseje cadastrĂĄ-la, encaminhe ao endereço eletrônico [email protected], por meio de e-mail OFICIAL, solicitação de acesso à plataforma de cadastro.

Consulte aqui se a instituição à qual pertence estĂĄ cadastrada para fins de contemplação no Programa Habite Seguro.

– PORTARIA NÂș 363, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2021 (Dispõe sobre a forma de comprovação, pelas prefeituras municipais, dos requisitos de que tratam o caput e incisos do art. 3Âș do Decreto nÂș 10.793, de 13 de setembro de 2021, e dĂĄ outras providĂȘncias). Saiba mais!

Comunicar erro

ComentĂĄrios