Itaberaba o cultivo de limão e cacau tem chamado a atenção na região do Piemonte do Paraguaçu.

As duas culturas, ainda atípicas na região do Piemonte do Paraguaçu, têm se destacado e fortalecido a diversidade produtiva do município.

Por bahiadefato em 15/04/2021 às 22:52:40

Em Itaberaba, o cultivo do lim√£o tahiti e do cacau tem chamado a aten√ß√£o. As duas culturas, ainda at√≠picas na regi√£o do Piemonte do Paragua√ßu, t√™m se destacado e fortalecido a diversidade produtiva do munic√≠pio. Para apresentar essas experi√™ncias exitosas para os representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a equipe da Secretaria Municipal da Agricultura de Itaberaba, realizou uma visita aos dois locais onde s√£o produzidos esses frutos.

A Fazenda S√£o José, localizada às margens do Rio Paragua√ßu — em Itaberaba — é pioneira no plantio de cacau "especial" na regi√£o do Médio Paragua√ßu, com 5 variedades da planta, pesquisadas e desenvolvidas pela Comiss√£o Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), distribu√≠das em 18 hectares de terra com mais de 20 mil pés.


J√° a Fazenda Santo Antônio disp√Ķe de produ√ß√£o própria de frutos tropicais de alta qualidade, implantados emcerca de 800 hectares às margens do Rio Paragua√ßu. O carro chefe da fazenda é o lim√£o Tahiti que, além de atender ao mercado nacional, também é exportado para outros pa√≠ses.


Segundo o Secret√°rio da Agricultura, Fabr√≠cio Martinez, o objetivo é fazer com que a cidade do Piemonte do Paragua√ßu, conhecida popularmente como a terra do abacaxi, possa despontar e ser destaque em outros sistemas produtivos: "A nossa inten√ß√£o é agregar valor a essas duas culturas, que j√° est√£o dando certo. Além disso, a parceria com o Governo do Estado tem sido fundamental para o desenvolvimento da agricultura em nosso munic√≠pio, que recebeu a not√≠cia de que vai ganhar uma agroind√ļstria para o beneficiamento dos produtos da terra. Ou seja, a nossa cidade est√° se tornando cada vez mais um polo de produ√ß√£o de frutas".

De acordo com ele, além de difundir a cultura dessas frutas, a potencializa√ß√£o da produ√ß√£o de outras culturas é fundamental. "Com resultados t√£o positivos em rela√ß√£o ao sucesso de diferentes produtos, ampliamos o leque para os nossos agricultores. Assim, continuaremos investindo em qualifica√ß√£o e capacita√ß√£o para trabalhadores que atuam nessa √°rea, e que podem encontrar alternativas para suas produ√ß√Ķes", finalizou Martinez.

Comunicar erro

Coment√°rios