Vigilância Sanitária de Itaberaba coleta e encaminha para reciclagem mais de 10 mil pneus abandonados

Durante a operação, os agentes da Vigilância em Saúde encontraram pneus de carro, motocicleta, trator, caminhão e bicicleta; os responsáveis pelo material foram alertados de que, em caso de reincidência, poderão ser notificados.

Por bahiadefato em 01/03/2024 às 08:59:51
DISK Dengue está disponível através do número (75) 99301-7060.

DISK Dengue está disponível através do número (75) 99301-7060.

Uma equipe da Vigilância em Saúde de Itaberaba coletou mais de 10 mil pneus abandonados em terrenos baldios, vias públicas e borracharias da cidade. Essa iniciativa, em curso há mais de duas semanas, visa encaminhar todo o material para reciclagem, contribuindo para o meio ambiente e prevenindo a formação de criadouros do mosquito da dengue em água parada.

Após o processo da coleta, os pneus foram devidamente tratados, armazenados e, na última quinta-feira (29), encaminhados para reciclagem por meio de uma empresa especializada no reaproveitamento desse tipo de material.

Durante os dias da operação, os agentes da Vigilância em Saúde encontraram pneus de carro, motocicleta, trator, caminhão e bicicleta. Os responsáveis pelo material foram alertados de que, em caso de reincidência, poderão ser notificados.

Os pneus foram encontrados em terrenos e borracharias do município | FOTO: Reprodução |

De acordo com informações divulgadas pela prefeitura de Itaberaba, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, foram registrados 105 casos de dengue no município. Esse número tem preocupado as autoridades locais devido ao surto que está sendo observado em todo o estado, o qual já resultou na morte de 7 pessoas.

A Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica do município reforçaram os cuidados que a população deve adotar para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti e combater a doença. Essas medidas incluem não permitir o acúmulo de água parada no quintal, evitar o acúmulo de lixo, não armazenar pneus ao ar livre, manter as garrafas viradas para baixo, colocar areia nos vasos com plantas e manter a caixa d"água bem fechada.

Vale ressaltar que os moradores locais devem receber os agentes de saúde e endemias em suas residências, permitindo que esses profissionais possam desenvolver as melhores estratégias para combater o mosquito. Para denúncias ou informações adicionais, o DISK Dengue está disponível através do número (75) 99301-7060.

Comunicar erro

Comentários