Prefeitura instala Ecopontos para coleta de lixo eletrônico

Coleta de lixo Adequada

Por bahiadefato em 14/03/2022 às 16:16:05

A Prefeitura de Itaberaba através da Secretaria de Agricultura Meio Ambiente, Indústria e Comércio está promovendo uma campanha ecológica para conscientizar a população sobre o descarte correto de equipamentos eletrônicos como computadores, impressoras, notebooks, teclados, mouses, monitores, baterias, televisores, celulares, aparelhos telefônicos e todo tipo de lixo eletrônico.

A campanha que tem como lema lixo eletrônico tem lugar certo tem como propósito reduzir os danos ambientais no município, já que os componentes químicos dos eletrônicos podem ser prejudiciais ao meio ambiente e a saúde humana.

Para que a campanha obtenha os resultados esperados a Prefeitura instalou pontos de coleta, chamados de Ecopontos, nos seguintes locais: Secretaria da Educação, Secretaria de Ação Social, Secretaria da Saúde, Secretaria da Agricultura, Secretaria de Infraestrutura, CIA – Setor de Tributos, Moto Club Honda, Roda Viva, estacionamento do Hiper Flor da Chapada.

A iniciativa da Seagri visa também se adequar à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) regulamentada pelo Decreto Federal 10.240/2020. O dispositivo define metas para fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes sobre a quantidade de pontos de coleta a serem instalados, número de cidades atendidas e o percentual de aparelhos eletrônicos a serem coletados e destinados corretamente.

Anualmente mais de 53 milhões de toneladas de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas são descartadas em todo o mundo, segundo o The Global E-waste Monitor 2020. Apenas o Brasil descartou em 2019 mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, sendo que menos de 3% foram reciclados, de acordo com o relatório desenvolvido pela Universidade das Nações Unidas.

Para mais informações sobre os Ecopontos é só entrar em contato com a Seagri pelo telefone (75) 3251-6072.

Comunicar erro

Comentários