Secretaria de Saúde de Boa Vista do Tupim alerta sobre a importância da vacinação contra a covid-19

Covid 19

Por bahiadefato em 08/03/2024 às 09:57:35

Em 2024, o surgimento do vírus covid-19 completa quatro anos e para reforçar a importância da vacinação, a Prefeitura de Boa Vista do Tupim, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), orienta sobre a imunização em diferentes faixas etárias.

A SMS reforça também que alguns cuidados devem ser mantidos, como a higienização adequada, a higienização das mãos e o uso de máscaras em casos de suspeita do vírus.

Além disso, para os grupos prioritários, formados por idosos, imunocomprometidos, pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes, gestantes, puérperas, detentos e trabalhadores da área da saúde, o Ministério da Saúde recomenda tomar uma dose periódica (semestral ou anual), independentemente do número de doses prévias recebidas.

Vacinação para crianças:

Todas as crianças entre 6 meses e 4 anos 11 meses e 29 dias podem receber três doses do imunizante Covid-19 Pfizer baby.

O intervalo recomendado é de 4 semanas entre a primeira e a segunda dose e 8 semanas entre a segunda e terceira dose.

Vacinação para grupos prioritários:

Pessoas acima de 5 anos de idade que pertencem aos grupos prioritários.

Periodicidade: 6 meses para gestantes, puérperas, imunocomprometidos e idosos (pessoas com mais de 60 anos)

Periodicidade: anual para trabalhadores da saúde, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (e seus trabalhadores), pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade (>18 anos), adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

Onde se vacinar?

Para os integrantes dos grupos prioritários e população em geral que ainda não completou o esquema vacinal, a vacinação ocorre nas Unidades de Saúde.

OBS: Não é necessário agendamento. Para vacinação, basta levar documento com foto, cartão SUS e carteirinha de vacinação.

Comunicar erro

Comentários