Secretaria de Saúde alerta para prevenção da dengue

Cidadão pode contribuir combatendo a proliferação do aedes aegypti

Por bahiadefato em 15/01/2024 às 10:54:59

A população de Boa Vista do Tupim deve ficar atenta aos cuidados de prevenção contra a proliferação do aedes aegypti, mosquito transmissor de diversas doenças. O alerta é feito pela Secretaria Municipal de Saúde, que ressalta a importância da conscientização e do engajamento de toda a sociedade nas ações de prevenção.

A dengue é considerada um grave problema de saúde pública em muitos países, incluindo o Brasil. Por isso, é fundamental que a população esteja alerta e tome medidas para prevenir a propagação do vírus. A principal forma de prevenção é eliminar os criadouros do mosquito, que se reproduz em água parada. Também é importante que as pessoas mantenham suas casas e quintais limpos, evitando acúmulo de água em recipientes abertos.

A Secretaria de Saúde destaca, ainda, a importância da população estar ciente dos sintomas da dengue e procurar atendimento médico caso haja suspeita. Os principais sintomas são febre alta, dores no corpo e nas articulações, dor de cabeça, náuseas e vômitos. A dengue pode evoluir rapidamente para uma forma mais grave da doença, o que pode levar a complicações e até mesmo à morte, portanto, é essencial que as pessoas não ignorem esses sintomas e procurem tratamento adequado.

Para reduzir a ocorrência da doença e proteger a saúde de todos, os moradores devem contribuir na luta contra a proliferação do mosquito vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya, adotando hábitos saudáveis e evitando o acúmulo de água parada. Confira a seguir algumas dicas de combate ao mosquito.

? Verifique se a caixa d"água está bem tampada;
? Deixe as lixeiras bem tampadas;
? Coloque areia nos pratos de plantas;
? Recolha e acondicione o lixo do quintal;
? Limpe as calhas;
? Cubra piscinas;
? Tampe os ralos e baixe as tampas dos vasos sanitários;
? Limpe a bandeja externa da geladeira;
? Limpe e guarde as vasilhas dos bichos de estimação;
? Limpe a bandeja coletora de água do ar-condicionado;
? Cubra bem sua cisterna;
? Proteja bem todos os reservatórios de água.

Comunicar erro

Comentários