CREAS de Itaberaba alerta pelo Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Creas

Por bahiadefato em 25/11/2023 às 10:19:12

O movimento 21 Dias de Ativismos pelo Fim da Violência Contra a Mulher, foi criado pelo CNJ – Conselho Nacional de Justiça, que busca sensibilizar a sociedade para o tema, sobretudo no Judiciário, se inspira na ação mundial denominada 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, que se iniciou em 1991, intitulada "as mariposas", em homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, assassinadas, em 1960, na República Dominicana. Submetidas às mais diversas situações de violência e tortura, dentre elas, o estupro, as irmãs foram silenciadas pelo regime ditatorial de Rafael Trujillo, no ano de 1960.

Internacionalmente, a campanha começa em 25 de novembro (Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres) e termina em 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos. No Brasil, a campanha tem início em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, considerando a dupla vulnerabilidade da mulher negra e, por isso, aqui é chamada de "21 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra as Mulheres".

Realizada em mais de 150 países anualmente, a campanha tem o objetivo conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra mulheres e propor medidas de prevenção e combate à violência, além de ampliar os espaços de debate com a sociedade. A mobilização é empreendida por diversos atores da sociedade civil e do poder público.

A Secretaria de Assistência Social oferece apoio e atendimento às mulheres vítimas de violência na Seção de Serviços e Programas de Atendimento Especial a Mulher, que fica à Rua João Arcadepani Filho, 400 – Nova Ribeirânia.

Comunicar erro

Comentários