Violência sexual contra mulheres é tema de oficina ministrada pela psicóloga Daniella Pedra

Por bahiadefato em 09/03/2022 às 15:59:34

Ontem, 8 de Março - Dia da Mulher, o Auditório da Prefeitura recebeu uma oficina de Enfrentamento às Violências Sexistas ministrada por Daniella Pedra (Psicóloga); Gislene Bulhões (Coordenadora do Ater Mulher) e Leidiane Pereira (Técnica de Campo - Ater Mulher). O principal objetivo foi debater a violência sexista , citando casos de violência e sugerindo alternativas de combate à violência contra a mulher.

Segundo a psicóloga a violência se dá de várias formas, desde a exigência de ser "multifunção" nos setores de produção das fábricas, o fato de receber cerca de 30% menos que os homens para realizar o mesmo trabalho, o desequilíbrio de poder (funções de comando na mão dos homens), normas muito rígidas de controle da mulher no ambiente de trabalho (contagem do tempo de ida ao banheiro) e preconceito (idade e número de filhos, por exemplo, implica restrições na contratação das mulheres). Daniella lembra que as mulheres também sofrem violência sexista fora dos ambientes de trabalho, ou seja, nas ruas, nas paradas de ônibus, dentro dos transportes coletivos. Muitas mulheres ainda sofrem assédio sexual por parte de colegas de trabalho e de chefias, que usam o poder para assediá-las. "Todos têm obrigação de ser parceiros na luta contra a violência e a discriminação contra as mulheres nos locais de trabalho, denunciando e combatendo os casos de assédio moral e sexual", disse.

As experiências e idéias abordadas na oficina servirão de subsídio para elaboração de propostas visando o enfrentamento das situações de violência vividas pelas mulheres não só nos locais de trabalho, mas também em casa, nas ruas e em outros locais públicos e de convivência.

Comunicar erro

Comentários