Itaberaba recebe do MPE o Selo da Transparência sobre os investimentos na festa de São João

Itaberaba recebeu, na última quarta-feira (14), o Selo da Transparência relativo aos valores dos investimentos feitos na festa do São João. A cidade apresentou ao Ministério Público Estadual a planilha de investimentos das festas juninas de 2022 e 2023 e por isso foi contemplado com o selo.

Por bahiadefato em 16/06/2023 às 10:11:24

Itaberaba estava entre as 173 cidades reconhecidas que forneceram os dados. A entrega do selo foi feita na sede do Ministério Público do Estado durante uma audiência de lançamento do Painel da Transparência, uma ferramenta eletrônica que reúne informações sobre os investimentos de municípios baianos com festas juninas.

Estiveram presentes ao evento para receber o selo Maike Oliveira, presidente da União dos Controladores Internos da Bahia, e Oacir Mascarenhas, procurador-geral do município de Itaberaba. O lançamento reuniu promotores de Justiça, chefes e representantes dos Tribunais de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM), dos Ministérios Públicos de Contas junto ao TCE e TCM, União dos Municípios da Bahia (UPB), União das Controladorias Internas do Estado da Bahia (Ucib), além de prefeitos e secretários de diversos municípios.

O Painel da Transparência traz os nomes dos municípios, abas para pesquisa da programação dos festivais, artistas contratados e os respectivos valores de pagamento de cada município. Esse painel serve de referência para um maior controle social dos gastos relacionados à manifestação cultural mais significativa do Nordeste brasileiro, a Festa de São João.

O reconhecimento recebido por Itaberaba mostra o compromisso do município com a transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos destinados a eventos culturais. A iniciativa contribui para promover boas práticas de governança, além incentivar outros municípios a seguirem o exemplo na disponibilização de informação acessível sobre os seus investimentos em festas juninas e outros festivais.

Comunicar erro

Comentários