Todas as Unidades de Saúde estarão abertas neste sábado (06) para o Dia D da vacinação contra a influenza em Itaberaba

Dia D da vacinação contra a influenza

Por bahiadefato em 04/05/2023 às 15:37:07

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaberaba realiza neste sábado (06/05) o dia D de vacinação contra a Influenza. Serão disponibilizados, das 8h às 17h, nas Unidades de Saúde. A vacina é destinada para os seguintes grupos prioritários: idosos, crianças de seis meses a 5 anos, trabalhadores de saúde, trabalhadores da educação, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto), integrantes das forças de segurança.

A imunização contra a gripe é segura e fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções mais severas causadas pelo vírus da influenza nos grupos mais suscetíveis. Em 2023, o imunizante oferecido na campanha protege contra as três cepas do vírus influenza que mais circulam no Hemisfério Sul: H1N1, H3N2 Darwin e linhagem B/Victoria. Quem estiver com alguma dose da vacina da covid-19 em aberto também poderá colocar o esquema vacinal em dia, já que as duas vacinas podem ser tomadas juntas.

– A vacinação contra a gripe se tornou um compromisso anual da população. É um recurso importante de prevenção às formas severas da doença para o público mais vulnerável, e é essencial que os grupos prioritários se vacinem, por isso estamos promovendo o Dia D da campanha. Não podemos esquecer que a vacinação é um esforço coletivo, e é fundamental que as pessoas procurem os postos de saúde. Cada dose protege tanto o vacinado quanto quem está ao seu redor – diz o secretário Municipal de Saúde, João Rodrigues.

Mesmo pessoas que tomaram a dose ano passado contra a gripe devem se vacinar novamente. Para quem já tomou o imunizante em anos anteriores, o esquema vacinal é de dose única. Já para as crianças da faixa etária elencada que vão tomar a vacina pela primeira vez este ano, são duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

Para quem for se imunizar, é necessário apresentar documento de identificação e caderneta de vacinação. Será preciso apresentar ainda um comprovante da classificação como grupo prioritário, como laudo médico, documento funcional para os grupos profissionais atendidos, entre outros.

Comunicar erro

Comentários