Itaberaba recebe a DEAM Itinerante

A ação foi comandada pelo Delegado Geraldo Barreto, Coordenador Regional do Departamento de Polícia do Interior (Depin), com sede em Itaberaba e pela Delegada Cláudia Bensabath

Por bahiadefato em 11/11/2021 às 11:40:51

A Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) Itinerante, um projeto inovador desenvolvido pelo Departamento de Polícia do Interior (Depin), está percorrendo algumas cidades da Bahia oferecendo serviços de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. Itaberaba faz parte dos municípios contemplados com o projeto e recebeu a DEAM Itinerante, entre os dias 10 e 11 de novembro, com uma equipe especializada para atendimento de registros de ocorrências, orientações, informações e suporte às mulheres vítimas de violência doméstica.

A ação foi comandada pelo Delegado Geraldo Barreto, Coordenador Regional do Departamento de Polícia do Interior (Depin), com sede em Itaberaba e pela Delegada Cláudia Bensabath, que atua em Rui Barbosa. Para o coordenador do Depin, essa iniciativa é muito importante para a cidade que não tem uma delegacia especializada nos crimes que se referem à violência doméstica. "A Delegacia Móvel vem para fazer um trabalho de conscientização do combate à violência doméstica, já que estamos identificando um considerável aumento de casas em toda a Bahia. Interiorizar esse atendimento e fazer com que as mulheres reconheçam a importância e os canais para a denúncia é o nosso principal objetivo", explicou.

Ainda de acordo com o Delegado Geraldo, existem tratativas entre as esferas públicas para a instalação do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam) em Itaberaba, que vai completar a rede de apoio às vítimas de violência juntamente com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), que já atua com atendimento psicológico, social e jurídico no município.

Para falar sobre a atuação da DEAM e ampliar o debate sobre o tema, a equipe da Polícia Civil realizou também uma palestra na quarta-feira (10), na Câmara de Vereadores, com a presença do Ten Cel PM Lanzillotti do 11º BPM, militares da Ronda Maria da Penha, representantes da OAB, do CRAM, da Secretaria de Ação Social e Cidadania e demais gestores municipais.

Na pauta, foram abordados os tipos de violência, a importância da lei Maria da Penha, as ações de combate, o fortalecimento da rede de proteção e os canais de denúncia e atendimento disponíveis para as mulheres vítimas de violência.

A denúncia é a melhor forma de combater a violência contra a mulher e punir os agressores. Para aqueles que ainda têm algum receio em ir a uma delegacia, a Polícia Civil disponibiliza o Disque Denúncia 181 para que qualquer um, vítima ou testemunha de casos de violência possam denunciar. O anonimato é garantido.

Comunicar erro

Comentários