Equipe técnica de Boa Vista do Tupim reúne-se com Defensoria Pública para implementar politicas públicas de combate às desigualdades, racismo e gravidez na adolescência

A reunião foi na sede da Defensoria Pública

Por bahiadefato em 22/10/2021 às 15:08:07


A prefeitura de Boa Vista do Tupim, através das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social participou de uma reunião com a Defensoria Pública da Bahia em Itaberaba, com o objetivo abordarem ações no município de combate às desigualdades, racismo, gravidez na adolescência dentre outras.

Na ocasião, foi debatido a implantação de forma organizada, articulações voltadas à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades raciais no município, com o propósito de garantir à população negra, cigana e indígena a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa de direitos e o combate à discriminação e as demais formas de intolerância.

Segundo a Defensoria Pública é ela que garante acesso à justiça para pessoas em situações de vulnerabilidades ou que não podem pagar por um advogado ou advogada particular. A Defensoria é
responsável pela orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, dos
direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos(às) necessitados(as). A Instituição tem
como objetivos a promoção da dignidade humana e a redução das desigualdades.

O secretário de Educação, William Correia que estava acompanhado do coordenador de Educação Vespasiano, disse que a reunião com a Defensoria Pública foi muito importante e que através de uma cartilha vai ser orientada a equipe técnica da SEMED para debater os assuntos relacionados as desigualdades sociais e raciais na sala de aula. "A troca de ideias foi bastante frutífera, recebemos boas propostas de ações para promover a igualdade racial e apresentar temas importantes aos nossos alunos" completou o Secretário.

Para Gustavo Meira e Tatiane Emanuela, respectivamente secretários de Saúde e Assistência Social, a nova política direciona o corpo funcional da prefeitura a fazer um trabalho mais completo não apenas na atuação diretamente voltada ao racismo, mas também em todas as outras áreas, dando oportunidade e orientação para os assistidos.

Na reunião ficou decidido que serão realizados programas permanentes para educar e treinar os integrantes da prefeitura em cursos, seminários, eventos e palestras sobre relações raciais. E garantir a inserção dessa temática, por exemplo, nos cursos de formação dos profissionais de todas as secretarias.

Além dos secretários e coordenador, estiveram presente na reunião a Defensora Pública Dra. Camila Andrejanine e a procuradora jurídica da Prefeitura, Dra. Lorena Almeida que avaliaram a positividade da reunião e o engajamento da gestão em aderir ao projeto proposto.

Comunicar erro

Comentários