Governo de SP faz força-tarefa em 28 municĂpios com maior incidĂȘncia de dengue
O Governo de São Paulo concluiu na Ășltima semana a força-tarefa em 28 municĂpios para intensificar o combate à dengue. Liderada pela Secretaria de Estado da SaĂșde (SES-SP), a força-tarefa promoveu ações de mobilização e intensificação das medidas de prevenção e controle em municĂpios e regiões com maior incidĂȘncia e letalidade de casos de arboviroses.
As visitas técnicas fazem parte de uma série de ações estratégicas do Governo de SP com prefeitos e secretĂĄrios municipais em todo o território paulista.
A força-tarefa contra a dengue reuniu representantes da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), da Coordenadoria de Regiões de SaĂșde (CRS), dos Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVE), dos Departamentos Regionais de SaĂșde (DRS) e do Conselho de SecretĂĄrios Municipais de SaĂșde (COSEMS).
"Nós focamos principalmente nos municĂpios com maior incidĂȘncia e letalidade no Estado de São Paulo. Fomos até essas regiões para entender de perto o que estava acontecendo, especialmente em relação ao controle de vetores, ao manejo clĂnico dos pacientes e à organização dos serviços", ressalta Regiane de Paula, coordenadora em SaĂșde da Coordenadoria de Controle de Doenças.
A SES monitora, de forma contĂnua, o cenĂĄrio da dengue e outras arboviroses no estado, considerando indicadores importantes para a avaliação do comportamento da epidemia. Os resultados e os municĂpios em emergĂȘncia são constantemente atualizados e disponibilizados por meio de boletins e painéis informativos no portal dengue.saude.sp.gov.br.
Os municĂpios que receberam a iniciativa nos meses de fevereiro e março foram: São José do Rio Preto, Gastão Vidigal, Monções, Uburana, Mendonça, OrindiĂșva, Fernandópolis, Nova Canaã Paulista, Santana da Ponte Pensa, AspĂĄsia, Santa Salete, Jaboticabal, Sertãozinho, Ribeirão Preto, TatuĂ, Salto, Itu, Conchas, Porto Ferreira, Descalvado, Ibipitanga, Matão, Campos Novos Paulista, Tupã, Mogi Guaçu, Estiva Gerbi, Bragança Paulista e São Paulo.
Em janeiro deste ano, o Governo de São Paulo anunciou a criação do COE de combate ao Aedes aegypti e a antecipação de R$ 228 milhões do IGM SUS Paulista (Incentivo à Gestão Municipal) aos 645 municĂpios do Estado.
O Governo de São Paulo decretou emergĂȘncia em saĂșde pĂșblica no Estado, em razão da epidemia por dengue. A medida foi anunciada pelo secretĂĄrio de Estado da SaĂșde, Eleuses Paiva, durante reunião do Centro de Operações de EmergĂȘncias (COE) para as arboviroses, na capital paulista.
O secretĂĄrio também anunciou o aumento do financiamento para internações de pacientes com dengue. O acréscimo de 20% no teto MAC (Média e Alta Complexidade) impacta diretamente na assistĂȘncia prestada pelos hospitais e unidades de saĂșde conveniadas ao SUS em todas as regiões do Estado.
Outra medida anunciada pela Pasta foi o investimento de R$ 3 milhões na aquisição de 100 novos equipamentos de nebulização portĂĄtil e mais 10 de nebulização ambiental. Ao todo, o Governo de SP disponibiliza 730 mĂĄquinas portĂĄteis e 55 pesadas para o combate ao mosquito transmissor da dengue.
Diante do cenĂĄrio epidemiológico, a SES investiu, ainda, na aquisição de medicamentos, como sais de reidratação oral, soro fisiológico e antitérmicos para o tratamento de pacientes. A Pasta reforçou o estoque com 32 milhões destes itens para apoiar municĂpios que enfrentam dificuldade no abastecimento das unidades de saĂșde.
jpg' alt='Media Content' />
Fonte: AgĂȘncia SP