Governo de SP faz força-tarefa em 28 municĂ­pios com maior incidĂȘncia de dengue

Governo de SP faz força-tarefa em 28 municípios com maior incidência de dengue O Governo de São Paulo concluiu na última semana a força-tarefa em 28 municípios para intensificar o combate à dengue.

Por bahiadefato em 19/03/2025 às 14:12:14

Governo de SP faz força-tarefa em 28 municĂ­pios com maior incidĂȘncia de dengue

O Governo de São Paulo concluiu na Ășltima semana a força-tarefa em 28 municĂ­pios para intensificar o combate à dengue. Liderada pela Secretaria de Estado da SaĂșde (SES-SP), a força-tarefa promoveu ações de mobilização e intensificação das medidas de prevenção e controle em municĂ­pios e regiões com maior incidĂȘncia e letalidade de casos de arboviroses.

As visitas técnicas fazem parte de uma série de ações estratégicas do Governo de SP com prefeitos e secretĂĄrios municipais em todo o território paulista.

A força-tarefa contra a dengue reuniu representantes da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), da Coordenadoria de Regiões de SaĂșde (CRS), dos Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVE), dos Departamentos Regionais de SaĂșde (DRS) e do Conselho de SecretĂĄrios Municipais de SaĂșde (COSEMS).

"Nós focamos principalmente nos municĂ­pios com maior incidĂȘncia e letalidade no Estado de São Paulo. Fomos até essas regiões para entender de perto o que estava acontecendo, especialmente em relação ao controle de vetores, ao manejo clĂ­nico dos pacientes e à organização dos serviços", ressalta Regiane de Paula, coordenadora em SaĂșde da Coordenadoria de Controle de Doenças.

A SES monitora, de forma contĂ­nua, o cenĂĄrio da dengue e outras arboviroses no estado, considerando indicadores importantes para a avaliação do comportamento da epidemia. Os resultados e os municĂ­pios em emergĂȘncia são constantemente atualizados e disponibilizados por meio de boletins e painéis informativos no portal dengue.saude.sp.gov.br.

Os municĂ­pios que receberam a iniciativa nos meses de fevereiro e março foram: São José do Rio Preto, Gastão Vidigal, Monções, Uburana, Mendonça, OrindiĂșva, Fernandópolis, Nova Canaã Paulista, Santana da Ponte Pensa, AspĂĄsia, Santa Salete, Jaboticabal, Sertãozinho, Ribeirão Preto, TatuĂ­, Salto, Itu, Conchas, Porto Ferreira, Descalvado, Ibipitanga, Matão, Campos Novos Paulista, Tupã, Mogi Guaçu, Estiva Gerbi, Bragança Paulista e São Paulo.

IGM SUS Paulista

Em janeiro deste ano, o Governo de São Paulo anunciou a criação do COE de combate ao Aedes aegypti e a antecipação de R$ 228 milhões do IGM SUS Paulista (Incentivo à Gestão Municipal) aos 645 municĂ­pios do Estado.

Decreto de emergĂȘncia para dengue

O Governo de São Paulo decretou emergĂȘncia em saĂșde pĂșblica no Estado, em razão da epidemia por dengue. A medida foi anunciada pelo secretĂĄrio de Estado da SaĂșde, Eleuses Paiva, durante reunião do Centro de Operações de EmergĂȘncias (COE) para as arboviroses, na capital paulista.

O secretĂĄrio também anunciou o aumento do financiamento para internações de pacientes com dengue. O acréscimo de 20% no teto MAC (Média e Alta Complexidade) impacta diretamente na assistĂȘncia prestada pelos hospitais e unidades de saĂșde conveniadas ao SUS em todas as regiões do Estado.

Outra medida anunciada pela Pasta foi o investimento de R$ 3 milhões na aquisição de 100 novos equipamentos de nebulização portĂĄtil e mais 10 de nebulização ambiental. Ao todo, o Governo de SP disponibiliza 730 mĂĄquinas portĂĄteis e 55 pesadas para o combate ao mosquito transmissor da dengue.

Diante do cenĂĄrio epidemiológico, a SES investiu, ainda, na aquisição de medicamentos, como sais de reidratação oral, soro fisiológico e antitérmicos para o tratamento de pacientes. A Pasta reforçou o estoque com 32 milhões destes itens para apoiar municĂ­pios que enfrentam dificuldade no abastecimento das unidades de saĂșde.

jpg' alt='Media Content' />

Fonte: AgĂȘncia SP

Tags:   Saúde
Comunicar erro

ComentĂĄrios