Prefeito de Itaberaba sanciona Lei com calendário oficial de eventos e datas comemorativas

A sanção do calendário oficial é uma maneira de consolidar a agenda de comemorações e eventos municipais e tem o propósito de incentivar o desenvolvimento do turismo,

Por bahiadefato em 22/06/2022 às 09:07:21

A Prefeitura de Itaberaba sancionou a Lei 1.711/2022 que estabelece o novo calendário oficial de eventos e datas comemorativas do município. A Lei já havia sido aprovada pela Câmara Municipal e foi publicada no Diário Oficial no dia 13 de junho deste ano.

O novo documento mantém no calendário oficial as festividades comemorativas, como a do aniversário de Itaberaba e a Expo Paraguaçu na data de 26 de março e a Festa do Espírito Santo do povoado de Alagoas no dia 21 de maio. O São João, dia 24 de junho, e a festa de São Pedro do povoado de Testa Branca, que pode ser flexibilizada de acordo com o calendário, fazem parte do calendário de eventos juninos. O texto também fixa a Procissão ao Bom Jesus do Monte no dia 6 de agosto e o Cortejo das Baianas e Povo de Santo para a primeira semana de agosto. Também no mês de agosto, no primeiro final de semana, é fixada a Festa do Abacaxi. A tradicional Festa do Vaqueiro fica para a primeira semana de outubro.

Além de consolidar o calendário, o documento também institui o Monte Bom Jesus como local oficial de comemorações de fim de ano e a Praça Josenildo Miguel de Brito, Praça do Coqueiro, como o local oficial dos eventos organizados pelo Município. De acordo com a Lei, todos os eventos do calendário Oficial deverão utilizar-se do slogan "Itaberaba, terra do desenvolvimento", quando de sua divulgação.

Para a coordenadora de Turismo de Itaberaba, Ediana Fernandes, é importante ter um calendário bem definido e organizado, com divulgação prévia, visando a garantia de fluxo turístico durante todo o ano: "Isso motiva e orienta tanto as atividades das empresas do setor turístico como facilita a vida dos turistas. E como o turismo é um setor dinâmico, pode haver necessidade constante de acréscimos e atualização de eventos no calendário anual, tudo com o objetivo de organizar e viabilizar o crescimento do setor através do trabalho em parceria". Ediana Fernandes afirma também que o município está comprometido em divulgar as informações do novo calendário de forma sintetizada e organizada para que possa ser utilizado especialmente pelas empresas do setor turístico.

A sanção do calendário oficial é uma maneira de consolidar a agenda de comemorações e eventos municipais e tem o propósito de incentivar o desenvolvimento do turismo, a conservação e a valorização das tradições folclóricas nacionais e municipais, além de promover a cultura e o entretenimento. O texto também visa fortalecer o desenvolvimento das atividades econômicas, do agronegócio, da indústria, do comércio, dos pequenos produtores rurais e da agricultura familiar, com destaque para a produção do abacaxi. Outro fator importante do calendário oficial é o desenvolvimento da vida noturna da cidade.

O calendário mantém ainda datas para eventos estaduais como o Dois de Julho, quando se comemora a independência da Bahia, e nacionais como Semana da Pátria, que faz alusão à Independência do Brasil, oficialmente celebrada no dia 7 de Setembro. Estão incluídos os períodos de campanhas educativas e de conscientização. As festas de Natal e Ano Novo também constam na lei.

Comunicar erro

Comentários