Concurso Rei e Rainha do São João de Itaberaba mantém tradição e lota Praça do Rosário; veja os resultados

Pelo quarto concurso consecutivo Larissa Trindade foi eleita Rainha com 322 pontos

Por bahiadefato em 14/06/2022 às 08:39:42

O Concurso do Rei e da Rainha do São João de Itaberaba 2022 animou o público, ontem (13) no Anfiteatro da Praça do Rosário. O evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura já virou tradição das festas juninas e teve esse ano 25 candidatos a Rei e 30 candidatas à Rainha, a maioria deles representando suas escolas.

Pelo quarto concurso consecutivo Larissa Trindade foi eleita Rainha com 322 pontos. Já o mais novo Rei foi o vencedor Alan Santana com 308 pontos. Esse ano os vencedores vieram mais uma vez do grupo Quadrilha Furdunço Nordestino que marcou forte presença entre as torcidas. O evento atraiu um grande público, incluindo professores, estudantes e comunidades escolares que aguardou com grande expectativa para que os jurados fizessem a contagem dos pontos e os organizadores do evento divulgassem os nomes dos vencedores.

A comemoração foi marcada por gritos de guerra e muita emoção por parte dos vencedores. "Foi um espetáculo o trabalho da Furdunço, estamos muito contentes com os resultados", disse o Rei Alan. Já a Rainha Larissa falou da alegria em continuar com a coroa por mais um ano e agradeceu a turma da Furdunço por acreditar e apoiar mais uma vez a sua candidatura. Os vencedores ganharam um troféu e um Smartphone como prêmio.

Os candidatos foram avaliados pelos critérios de originalidade, simpatia, harmonia, domínio de passarela, figurino e adereço, charme e beleza. Os candidatos se apresentaram na passarela com roupas e maquiagens características das festas juninas , dançando e esbanjando simpatia em desfiles que duravam em média 40 segundos. Uma banca composta por cinco jurados avaliou cada quesito atribuindo nota de zero a dez.

A Secretária de Educação, Nogma Andrade exaltou a mobilização dos estudantes e a maneira como eles levaram o nome das suas escolas. "A maioria dos candidatos e candidatas responderam que queriam participar do concurso para poder representar a escola onde estuda. Isso revela a forte identificação e o sentimento de pertencimento com a comunidade escolar", disse a secretária.

A Coordenadora de projetos pedagógicos da Secretaria de Educação, Jucilandia Brito Leão, lembrou que o concurso era realizado na Secretaria de Educação, mas virou um evento muito grande que teve que ser levado para o Anfiteatro da Praça do Rosário e ficamos surpreendidos porque lotou. Talvez no próximo ano teremos que ir para um lugar ainda maior", disse Jucilandia.

Para Ernesto Jazade, um dos jurados, o figurino foi o quesito mais bem avaliado entre todos os candidatos, entre as mulheres ele destacou também o domínio da passarela como o quesito que teve a média bem mais alta. "As notas eram de zero a dez, mas eu avaliei que só com a presença dos candidatos ali na passarela já valia cinco como nota mínima, acho que essa é uma maneira de apoiar os meninos e as meninas a continuar participando. Eu avaliei com notas de cinco a dez para motivar", disse o artista e educador Ernesto Jazade.

Saiba quem foram os júris:

Saulo Bispo – Professor, pedagogo, representando o NTE 14;

Beto Moura – Ator, produtor, dançarino, formado em dança pela UFBA, representante do Conselho de Cultura;

Zenóbia Ribeiro – professora, pedagoga, representando o NTE 14;

Ernesto Jazade – professor, ator, poeta, músico, palhaço e fundador da Casa Xengobulengotengo de Teatro;

Maria Lima – Filósofa, coordenadora da Faculdade IESCO, conselheira de Saúde e coordenadora geral do Centro Médico Especializado (CME)

Comunicar erro

Comentários