Coordenação de saúde Bucal realiza campanha contra o câncer de boca

Saúde

Por bahiadefato em 16/05/2022 às 13:37:24

A Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde está promovendo, a partir de hoje (16) até o dia 31 de maio, ações nas Unidades de Saúde, para orientar sobre a prevenção contra o câncer bucal.

A campanha faz parte do Maio Vermelho, mês de conscientização sobre os cuidados com a boca e de prevenção ao câncer de boca. Serão realizadas atividades como palestra em sala de espera, e serviços como exames e captação de pacientes que desejam parar de fumar.

O câncer bucal está entre os 10 de maior incidência no Brasil. O tumor maligno que ocorre na boca, mais comumente no lábio inferior, na língua (principalmente nas laterais) e no assoalho bucal (região embaixo da língua), mas pode se desenvolver em qualquer região da cavidade bucal. Para conscientizar sobre a doença, a Secretaria de Saúde estará desenvolvendo ações em quinze locais, incluindo bairros e povoados.

Esse tipo de câncer é uma neoplasia maligna que afeta lábios e estruturas internas, como gengivas, bochechas, céu da boca e língua. Os principais sintomas são o surgimento de machucados, como úlceras que demoram a cicatrizar, manchas brancas ou avermelhadas, sangramentos, inchaço e dormência em alguma área, além de rouquidão. Nas primeiras etapas, a doença pode ser silenciosa, sem a manifestação de sinais. Nas fases mais avançadas, pode causar mau hálito, dores na região, dificuldade para falar e engolir, além do desenvolvimento de caroços no pescoço e perda de peso.

Confira os locais e datas onde acontecerão as ações:

Urbis, Jd. das Palmeiras e Batalhão – 16/05

RM, Predinhos, São João e Concic – 17/05

Centro e CEO – 19/05

Santa Quitéria – 23/05

Caititu – 24/05

Oriente – 25/05

Expresso Saúde – 27/05

Guaribas e Vila São Vicente – 31/05

Comunicar erro

Comentários