Espetáculo infantil chega à escola municipal de Itaberaba através da Secretaria Municipal de Cultura e Lei Aldir Blanc

Educação

Por bahiadefato em 23/05/2022 às 22:18:27

O espetáculo infantil "Vamos para a festa pelo caminho da floresta" foi apresentado na quinta-feira (19), na Escola Viriato Sampaio pela Cia de Teatro de Bonecos Mãos. A apresentação fez parte da atividade cultural Tarde Animada e foi uma contrapartida social do grupo formado pelos artistas Fátima Araújo, Cláudio Cruz e Mila Ferreira que venceram o edital lançado pela Secretaria Municipal de Cultura.

A criançada se divertiu com a história de Pedro e Maria, duas crianças que tentando se livrar da Cobra, criam um imaginário cheio de fantasia na qual um heróis chamado Samuray Symija Murokay deveria salvá-las das armadilhas da Cobra, mas o herói imaginário falha na tentativa de resgatá-las. A plateia agora tinha que ajudar Pedro e Maria a mudar a história até descobrir que a educação poderia apontar um caminho para vencer a jornada. A peça que mistura comédia, aventura e suspense é narrada pelo boneco Peteleco que interage com a plateia infantil estimulando a criatividade e a imaginação dos alunos da escola Viriato Sampaio.

"A peça é uma criação coletiva e o roteiro pode ser adaptado para diferentes espaços. No caso da apresentação feita na escola Viriato Sampaio, a peça teve adequação de escola, por isso a Educação é uma personagem que salva Pedro e Maria da cobra, uma vilã estaria rondando a Primavera, bairro onde fica localizada a escola e que no passado tinha uma paisagem cheia de mata, e onde passa um rio. Portanto a história pode ser contada de várias maneiras, tudo depende do lugar onde ela seja apresentada", explicou Fátima Araújo.

A Cia de Teatro Bonecos Mãos já tem 28 anos de história trabalhando com formas animadas de bonecos gigantes e com teatro de bonecos. O grupo produz e apresenta espetáculos infantis e também promove oficinas e workshops em escolas e outros espaços culturais.

O projeto recebeu recursos de acordo com a Lei Aldir Blanc e o apoio da Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Cultura, Governo da Bahia através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) e Governo Federal por meio da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo. A Lei Aldir Blanc foi criada em 2020 para amenizar os prejuízos causados pela pandemia da Covid-19 no setor cultural. A Cia de Teatro Boneco Mãos foi vencedora do edital da Secretaria Municipal de Cultura amparado pela Lei Aldir Blanc em 2020.

Comunicar erro

Comentários