Dois em cada três estudantes precisam de reforço escolar, diz pesquisa

Após dois anos de pandemia, pais e responsáveis dizem que estudantes precisam de reforço escolar para recuperar a aprendizagem. Segundo as familias, pelo...

Por bahiadefato em 15/02/2022 às 13:54:19

Após dois anos de pandemia, pais e respons√°veis dizem que estudantes precisam de refor√ßo escolar para recuperar a aprendizagem. Segundo as familias, pelo menos dois em cada tr√™s estudantes precisar√£o de apoio em algum conte√ļdo. Para 28% dos respons√°veis, a prioridade das escolas nos proximos dois anos deve ser justamente a promoc?a?o de programas de reforc?o e recuperac?a?o.

Os dados sa?o da pesquisa "Educac?a?o na?o presencial na perspectiva dos estudantes e suas familias", realizada pelo Datafolha a pedido do Itau Social, da Fundac?a?o Lemann e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As perguntas foram feitas por telefone a 1.306 pais e responsaveis de 1.850 estudantes, em todo o país, em dezembro de 2021.

Para eles, os estudantes devem receber apoio em matematica (71%), lingua portuguesa (70%), cie?ncias (62%) e historia (60%). Consideradas apenas crianc?as em fase de alfabetizac?a?o, esse percentual sobe: 76% precisara?o de mais atenc?a?o das escolas na retomada das aulas presenciais, segundo as familias.

"Foi dif√≠cil o fechamento das escolas para todas as etapas de ensino, mas especialmente dif√≠cil para as crian√ßas menores, especialmente na fase da alfabetiza√ß√£o", diz a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Ita√ļ Social, Patricia Mota Guedes. "Isso colocou um peso nas fam√≠lias, de uma expertise que n√£o é delas. Alfabetizar é uma das tarefas mais dif√≠ceis".

De acordo com levantamento divulgado recentemente pela organização Todos pela Educac?a?o, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 40% das crianc?as com 6 ou 7 anos de idade na?o sabiam ler ou escrever em 2021, o que representa mais de 2,4 milho?es de crianc?as no pais.

Ensino presencial

A pesquisa mostra ainda que 88% dos estudantes da rede publica de ensino tiveram as escolas reabertas em 2021. Segundo os pais e respons√°veis, 83% dos estudantes que retornaram às atividades presenciais esta?o evoluindo no aprendizado.

De acordo com as familias, os alunos que voltaram a?s atividades presenciais esta?o mais animados (86%), mais otimistas com o futuro (80%), mais independentes para realizar as tarefas (84%) e mais interessados nos estudos (77%) do que aqueles que continuaram no ensino remoto, respectivamente 74%, 72%, 72% e 60%.

"Um ponto muito importante é o apoio das fam√≠lias à retomada presencial, à vacina√ß√£o e ao papel dos professores. A gente observa, mais uma vez, o apoio muito grande ao papel do professor e a necessidade de prioridade e valoriza√ß√£o desse profissional. Afinal, foram dois anos em que tiveram contato com professores de forma próxima como nunca ocorreu", diz Patr√≠cia.

O estudo mostra também a percepc?a?o das familias de que a gesta?o educacional deve priorizar mais oportunidades de capacitac?a?o para os professores (23%), garantir o aumento salarial dos docentes (43%), melhorar a infraestrutura das escolas (30%) e ampliar o uso de tecnologia na educac?a?o (22%).

Segundo Patr√≠cia, a parceria com as fam√≠lias ser√° essencial para que a aprendizagem seja retomada. "Que essa parceria entre escola e fam√≠lia só se fortale√ßa ainda mais, porque é nessa retomada das aulas presenciais, com o diagnóstico [de aprendizagem dos alunos], que a gente vai ter a real dimens√£o e a real magnitude do desafio do ensino aprendizagem à nossa frente nos próximos dois, tr√™s anos, pelo menos".

Desigualdades

A pesquisa identificou que, em dezembro de 2021, mais de 800 mil estudantes continuavam sem receber nenhum tipo de atividade escolar, mesmo estando matriculados. Um em cada quatro estudantes encerrou o ano sem nenhuma atividade presencial. Entre os estudantes de escolas de baixo nivel socioecono?mico, esse indice chegou a 34%.

Em 2022, as redes de ensino no Brasil buscam estratégias para conduzir o ano letivo. De acordo com a Funda√ß√£o Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Sociedade Brasileira de Pediatria, a seguran√ßa na volta às aulas presenciais, em meio à onda de transmiss√£o de covid-19 provocada pela variante Ômicron, depende do engajamento de toda a comunidade escolar, incluindo os respons√°veis. Além de estar atentos aos sintomas e aos protocolos, os pais devem se vacinar, vacinar seus filhos e participar da preven√ß√£o no dia a dia.

A pesquisa revela que, em dezembro de 2021, 89% dos estudantes de 12 a 17 anos da rede publica estavam vacinados e que no caso de 76% das crianc?as de 6 a 11 anos, os pais e responsaveis declararam que pretendiam vacina-las imediatamente.

Fonte: Agência Brasil

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