Secretaria de Saúde de Itaberaba pede atenção para verificar os sintomas do novo influenza H3 N2

Saúde Itaberaba

Por bahiadefato em 07/01/2022 às 09:42:16
Essa nova variante do vírus influenza é a responsável pelo atual surto de gripe. É importante conhecer os sintomas e os cuidados para evitar o avanço do vírus. Não dá pra descuidar!
Fique atento: a recomendação da Secretaria de Saúde é que pacientes com sintomas leves procurem as Unidades Básicas, perto de casa. Já em caso de mal estar constante ou falta de ar, é preciso procurar a Unidade de Pronto Atendimento – UPA.
Em Itaberaba, a demanda de vacinação contra a influenza foi acima da esperada e, em razão disso, estamos aguardando uma nova remessa da vacina para dar seguimento à imunização.
Cuide-se!

Os sintomas de infecção pelo H3N2 costumam surgir entre 3 e 5 dias após o contato com o vírus, que corresponde ao período de incubação do vírus, podendo a pessoa transmitir o vírus ainda durante esse período ou após o início dos sintomas.

Os sintomas de H3N2 normalmente são mais intensos nas primeiras 48 horas, sendo os principais:

Febre alta nos primeiros dias, acima de 38ºC; Dor de garganta; Tosse; Dor de cabeça; Dor no corpo, principalmente nas articulações; Espirros, coriza e nariz entupido, em alguns casos; Calafrios; Perda de apetite; Náuseas e vômitos; Mal-estar geral; Irritação nos olhos; Diarreia, principalmente em crianças.

Na suspeita de H3N2, é importante ficar em isolamento, repousar e beber bastantes líquidos durante o dia para evitar a transmissão do vírus para outras pessoas e favorecer a recuperação. Além disso, para aliviar os sintomas, pode ser também indicado o uso de medicamentos anti-inflamatórios ou analgésicos.

Comunicar erro

Comentários