Avaliação do IDEB indica melhoria no desempenho do ensino fundamental na rede municipal de ensino de Boa Vista do Tupim

Nota das escolas da rede pública passa de 5,1 para 5,5 nos anos iniciais do ensino fundamental

Por bahiadefato em 16/09/2020 às 08:13:00

A avaliação nos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), aferido em 2019 e publicado em 2020, aponta que no município de Boa Vista do Tupim houve melhoria do desempenho do ensino fundamental. O resultado divulgado nesta terça-feira (15), mostra que a médias das notas das escolas da rede pública do município passaram de 5,1 em 2017 para 5,5 em 2019 nos anos iniciais (1 ao 5 ano) e de 3,7 para 4,1 nos anos finais (6 ao 9 ano) do Ensino Fundamental.

Boa Vista ficou entre as melhores avaliações das cidades localizadas no Piemonte do Paraguaçu e atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Educação. A secretária municipal de educação, Ana Fábia Carneiro, falou que os índices são resultados de um trabalho conjunto. "Sabemos que há coisas que o IDEB não conta, mas entre as variáveis e indicadores envolvidos neste processo, certamente o compromisso e dedicação de cada professor e professora, o profissionalismo da nossa equipe técnica, dos coordenadores pedagógicos, demais colaboradores da escola, bem como o envolvimento dos nossos estudantes, foram imprescindíveis para a conquista deste resultado que pertence a todos nós", afirmou.

Ainda de acordo com a secretária, o município tem investido na formação continuada dos educadores e educadoras em parceria com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP). "Além da valorização dos educadores, investimos na construção de 10 novas escolas no município, transporte escolar regular para todos os alunos, práticas pedagógicas diversificadas, reajuste salarial anual da categoria, merenda escolar de qualidade, distribuição gratuito de uniformes escolares, entre outros benefícios", ressaltou.

O IDEB é calculado a partir da taxa de aprovação das escolas e as médias de desempenho dos alunos em uma avaliação de matemática e português no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Os dados das provas foram divulgados nesta terça (15/09) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília.

Fonte: IDEB

Comunicar erro

Comentários