Prefeitura de Itaberaba divulga balanço das chuvas no município

O volume de água alcançou, entre sexta-feira e domingo, 250 milímetros, um número equivalente ao mês inteiro de chuvas regulares.

Por bahiadefato em 08/11/2021 às 13:14:35

Itaberaba enfrentou um verdadeiro temporal esse fim de semana, que levou muros, árvores, alagou casas e desabrigou famílias. O volume de água alcançou, entre sexta-feira e domingo, 250 milímetros, um número equivalente ao mês inteiro de chuvas regulares.

As Secretarias Municipais de prontidão, e o WhatsApp da Ouvidoria recebeu diversos chamados de estragos causados pelas fortes chuvas. Até essa segunda-feira (09), nove famílias foram retiradas das casas, e estão abrigadas temporariamente no Ginásio de Esportes com todo suporte da Prefeitura.

Saiba aqui quais os pontos mais prejudicados e as ações da Prefeitura no controle de danos:

Centro da Cidade

Limpeza das caixas e bocas de lobo, além da limpeza das ruas principais por conta da quantidade de água que danificou muitos passeios, abriu crateras e tirou pedaços do asfalto e do calçamento em diversos pontos da cidade. Retirada de árvores que caíram pela força dos ventos.

Campo do Governo

Alagamento de casas por conta de construções irregulares no local.

Ações: limpezas de bueiro, bocas de lobo, retirada de excesso de areia em algumas ruas para evitar invasão das casas, e retirada de duas famílias por conta do risco de desabamento das casas.

Sem Teto

Alagamento de casas por conta de construções irregulares no local, com um agravante: o bairro possui uma lagoa, que foi destinada para área verde, e realizaram construções irregulares nesse local, colocando as famílias em risco.

Ações: abrindo um curso de água na lagoa para escoamento no açude Juracy Magalhães, para evitar desabamentos de casas no local. Equipes trabalham na limpeza das ruas para retirada do excesso de areia.

Pé do Monte

Alagamento de casas por conta de construções antigas sem o devido estudo técnico para escoamento das águas das chuvas.

Ações: limpeza da Praça de Bubuti e ruas adjacentes; e retirada de areia trazidas do monte pelas chuvas.

Oriente

Em algumas casas houve alagamento e desabamento parcial, as famílias foram retiradas de forma preventiva e estão alojadas no Ginásio de Esportes , com todo suporte das Secretarias Municipais relacionadas. A Secretaria de Infraestrutura enviou equipes para esses locais com o objetivo de reparar o que for possível para reintegrar essas famílias às suas casas.

Escurinha

Alagamento de casas por conta do alto volume das águas das chuvas.

Ações: limpeza do canal de drenagem.

A Prefeitura segue de prontidão para qualquer necessidade. Se precisar de ajuda, manda mensagem para o whatsapp da Ouvidoria: 99230-6900. Pedimos à população que não coloque lixo e, principalmente, entulho nas vias, esse é um dos principais MOTIVOS de entupimento de canais de escoamento de água, gerando retorno para as casas e alagamentos. Evitem transitar em construções que foram interditadas pela prefeitura por risco de desabamentos até que os reparos sejam feitos. Alerta para o tráfego nos seguintes pontos:

  • Ruas 10 e 11 do Campo do Governo;
  • Rua da Braúna no Bairro Batalhão;
  • Rua 01 e 02 do Matadouro;
  • Rua da Estação;
  • Av Luiz Viana Filho;
  • Fim da Av Rio Branco;
  • Rua Rubens Ribeiro, em frente ao Todo Dia;
  • Rua Calixto, na Roda Viva;
  • Rua da Gerema, no Loteamento Cidade de Deus.
Comunicar erro

Comentários